FNDE e UFG iniciam pesquisa de avaliação do Programa Dinheiro Direto na Escola
Cerca de seis mil escolas em todo país foram selecionadas, por amostragem, para participar da primeira edição do Levantamento Anual de Programas Educacionais
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) estão iniciando o Levantamento Anual de Programas Educacionais (Lapef) 2024. Nesta primeira edição, quase seis mil escolas da educação básica foram selecionadas, por amostragem, para participar da avaliação completa do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A pesquisa está sendo realizada com diretores das escolas selecionadas, por telefone, entre os meses de março e junho.
O contato com os diretores das escolas selecionadas na amostra é realizado por pesquisadores do DataUFG, laboratório especializado em pesquisas e avaliação de políticas públicas da Universidade, os quais, neste primeiro momento, estão agendando dia e horário para a realização da pesquisa. A participação dos diretores no Lapef é fundamental para o aprimoramento do PDDE e demais programas educacionais do FNDE.
O questionário da pesquisa foi elaborado em blocos e estruturado para ser respondido de forma rápida e eficiente. A divisão em blocos visa obter dados abrangentes e específicos sobre a participação das escolas no PDDE, incluindo os motivos pelos quais algumas escolas não estão presentes no programa. Além disso, objetiva analisar os efeitos do PDDE nas escolas e no contexto em que estão inseridas, para compreender as implicações e os benefícios gerados pelo PDDE na educação básica.
Sobre o Lapef
O Levantamento Anual de Programas Educacionais (Lapef) faz parte de um projeto amplo de avaliação dos programas educacionais do FNDE em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e os Centros Colaboradores de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampes).
O Lapef 2024 será dividido em duas pesquisas: quantitativa e qualitativa. A pesquisa quantitativa pretende levantar informações em amostra probabilística nacional de escolas acerca da gestão operacional do PDDE e fatores intervenientes na execução e uso de recursos na manutenção escolar. Para isso, a pesquisa será realizada por telefone, em uma amostra de escolas com representatividade urbana e rural em cada uma das cinco regiões do país.
Já a pesquisa qualitativa visa levantar informações em amostra intencional de escolas em todo o país para identificar aspectos relativos ao entorno, contexto e infraestrutura escolar, considerando os diversos arquétipos escolares existentes nas regiões. Na pesquisa qualitativa, que será realizada presencialmente, será adotada a estratégia de observação e entrevistas em profundidade com diretores, gestores de unidades de execução do PDDE, professores e pais de alunos em diversos contextos escolares, rural, periférico, centro da cidade, escolas indígenas, quilombolas, ribeirinhas, de educação especial etc.
A primeira etapa do Lapef foi executada em novembro de 2023, com o objetivo de estimar a viabilidade de realização de pesquisa nacional por meio eletrônico e avaliar a compreensão do questionário em aplicação presencial em escolas por todo o país. Mais de 130 mil escolas receberam o questionário eletrônico, enquanto cerca de 50 escolas distribuídas nas cinco regiões do Brasil participaram da aplicação do questionário presencialmente.
Para saber mais sobre a pesquisa, acesse data.ufg.br. Conheça também o primeiro livro do projeto Avaliação Sistêmica e Multicêntrica do Programa Dinheiro Direto na Escola: Proposta conceitual e estudos de viabilidade - Volume 1.
Clique aqui e confira a lista de municípios participantes da amostra.
Para dúvidas ou mais informações: lapef@fnde.gov.br
Notícia relacionada:
FNDE lança livro sobre impacto do Programa Dinheiro Direto na Escola nas instituições de ensino públicas do Brasil
Quelle: FNDE/MEC